Milhares de exames são feitos no Brasil todos os dias. Cada um tem um objetivo diferente, apoiando a busca do paciente por saúde e qualidade de vida.
Apesar de relativamente comuns, alguns exames requerem um certo nível de atenção, por causarem desconforto ou serem situações potencialmente angustiantes ao paciente. Nesses casos, pode ser recomendado o uso de anestesia para exames.
O QUE É A ANESTESIA PARA EXAMES?
A anestesia para exames nada mais é do que o uso de técnicas anestésicas para facilitar a realização do exame.
Essa anestesia é obrigatória para exames que causam reflexos involuntários, que podem atrapalhar o procedimento. É o caso de exames como colonoscopia e endoscopia.
A anestesia também é opcional, para exames que podem causar desconforto. É o caso da sedação de pacientes que são claustrofóbicos e que farão exames como tomografia e ressonância magnética.
EM QUAIS EXAMES A ANESTESIA É OBRIGATÓRIA?
A anestesia, aplicada na forma de uma leve sedação, costuma ser obrigatória para os seguintes exames:
endoscopia (sedação); colonoscopia (sedação);
biópsias (anestesia local combinada ou não com sedação, ou mesmo anestesia geral, a depender do local da biópsia).
Nessa modalidade de cuidado, o paciente fica relaxado e mais calmo, seus reflexos corporais são levemente inibidos e, mais importante, a sensação de dor é reduzida, permitindo que o procedimento de análise aconteça sem grandes traumas.
EM QUAIS EXAMES A ANESTESIA PODE SER INDICADA?
A anestesia pode ser indicada para os seguintes exames no caso de pacientes claustrofóbicos ou crianças:
- ressonância magnética;
- tomografia computadorizada;
- hemodinâmica.
Com essa modalidade de uso de anestesia, o paciente fica calmo e relaxado, tendo seus reflexos diminuídos para permitir a captura da imagem do exame em alta definição, sem que tenha que ficar tempo a mais na máquina.
Pacientes severamente claustrofóbicos podem, ainda, optar por uma sedação mais forte, inclusive a anestesia geral, a depender da indicação de exame que possuam.
COMO CONSEGUIR A ANESTESIA PARA EXAMES ESPECÍFICOS?
Nos casos como os de endoscopia, por exemplo, a anestesia é parte integrante do exame, uma etapa essencial para que ele possa ser feito. Sendo assim, ela já está embutida no pedido de exame solicitado pelo médico.
Em casos de exames em que a anestesia é opcional, é recomendado que o paciente converse com seu médico, deixando claro suas necessidades e particularidades.
QUEM PODE APLICAR A ANESTESIA PARA EXAMES?
Somente um médico especializado em anestesiologia pode aplicar a anestesia para exames. São profissionais altamente capacitados e que entendem bem o funcionamento do organismo e os efeitos da anestesia no corpo.
Seja para exames em que a anestesia é obrigatória, ou opcional, é essencial ter profissionais capacitados para realizar o procedimento com saúde e segurança.
Conte com os especialistas da CMA Anestesia para fazer a anestesia para exames.